Resenha: A Hospedeira (The Host) - Stephenie Meyer

by - quarta-feira, dezembro 01, 2010



Vou ser direta ao ponto: o livro conseguiu superar minhas expectativas.
O começo é bem monótono, como todo começo de um livro.

Stephenie Meyer possui um dom que muito autores têm, tiveram ou deveriam ter: cativar o leitor, fazê-lo entrar na história, amarrá-lo, prendê-lo de tal forma que ele vira também parte da história. Esse é o segredo do sucesso dos seus livros, muito mais do que seus enredos e escrita. Essa é a capacidade que lhe faz uma autora de sucesso, além claro de sua criatividade.

Percebi um amadurecimento em seu modo de escrever, que já foi mostrado também em "Breakin Dawn". Só uma comparação, aqui não é o momento para criticar a Saga Twilight, só para os desavisados.

A história em sim é relativamente simples: um triângulo amoroso, com planeta invadido por alienígenas. Mas o que faz "A Hospedeira" ser interessante é a filosofia do "eu", a concepção de quem é o ser humano e a denotação dos vários tipos de amor. Outro fator também que fazem os livros de Meyer serem um sucesso. Temas taxados como esquecidos ou arcaicos. Somando a tudo isso, a ficção misturada a realidade, (alienígenas, vampiros, deuses, monstros convivendo com humanos), é um gênero que está crescendo muito no gosto do público. Claro, nem todos gostam desse tipo de leitura, que também possuem outros autores contemporâneos de sucesso. Não dá para agradar gregos e troianos ao mesmo tempo né? rs. No fim, é uma leitura que eu ganhei gosto.

Outro fator que chamou a atenção foi o nível do vocabulário, bem mais complexo, metafórico e até poético!

Assim aguardo a possível continuação do livro ("The Soul" e "The Seeker") e também o filme previsto para 2011.

Recomendadíssimo para quem gosta de participar de uma boa história!

Leia também

6 comentários

  1. Criei meu blog porque adoro ler. É minha paixão, mas sentia falta de ter como comentá-los. Agora que entrei no seu blog, percebo que gostaria de escrever como voce. Principalmente porque concordo com cada palavra sua. Adorei este post. Pensei o mesmo que voce sobre este livro.
    Não sei se não gostou da saga crepúsculo, mas eu adorei! Como disse, a autora sabe cativar.

    ResponderExcluir
  2. Gisela, eu amei a Saga Twilight, mesmo eu não gostando de uma coisinha aqui, outras ali rsrs. Mas eu gostei e foi exatamente por isso que eu peguei The Host e não me decepcionei. Gosto muito do estilo de escrita da SM =)

    Ohhh, assim fico lisonjeada (?) pelo elogio, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Adorei A Hospedeira. Me prendeu no início ao fim. Muito fofa a sua resenha. Vou escrever resenha de A Hospedeira no meu blog tb. Fiquei inspirada.

    chocolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Tb li esse livro e amei. Me prendeu do início ao fim.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia quer teria filme!!! Super ansiosa.

    ResponderExcluir

Olá. Lembre-se da cordialidade e do respeito. Qualquer comentário desrespeitoso para com a autora ou com terceiros será excluído.

Obrigada.