#DDL: "Senhora" - José de Alencar

by - sábado, junho 25, 2011

Crédito: Skoob
Voltando, mesmo que aos pouquinhos, a cuidar daqui.... 


Sinopse:


Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois. 

Minha Opinião: Apesar de eu ainda estar me aprofundando na Literatura Clássica Brasileira (e Portuguesa, aguardem post de Camilo Castelo Branco), adoro a nossa era Romântica, principalmente seus dois maiores representantes na prosa, José de Alencar no Brasil, e Camilo Castelo Branco em Portugal. Apresento o primeiro, com o romance "Senhora" que não faz muito tempo que eu li. Fiquei em dúvida entre "Iracema" a obra-prima de José de Alencar, lindo mas complicadinho de ler, se é que vocês entendem, hehe.

"Senhora" tem todo aquele ar de romance europeu, o que eu não acho nada ruim, até por que eu adoro, admito, mas fica com aquela coisa meio artificial. Em fim, não atrapalha a narrativa, e isso é o que interessa. 

É fácil se apaixonar pelos protagonistas e suas idas e vindas pela vida, no entanto na época que eu li encontrei dificuldades no vocabulário do autor, muito rico em expressões e metáforas, típicos dos românticos (imagine em "Iracema" então? #semcometários), mas nada que um esforço e uma olhadinha no dicionário, pois vale a pena. 

É uma obra rica e apaixonante. Não deixem de ler.


Bjos!!


Leia também

4 comentários

  1. Vou procurar...

    Beijos
    @tudodmenina
    http://tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, também adorei este livro. Adoro José de Alencar, pode ler todos. Gostei mais de senhora do que de Iracema.

    ResponderExcluir
  3. Engraça, eu também gostei muito de Senhora do que Iracema =)

    ResponderExcluir

Olá. Lembre-se da cordialidade e do respeito. Qualquer comentário desrespeitoso para com a autora ou com terceiros será excluído.

Obrigada.