Resenha: "O Mar de Monstros" (Percy Jackson & Os Olimpianos - Vol. II) - Rick Riordan

by - quarta-feira, outubro 12, 2011


Título Original: "The Sea Of Monsters"
Autor: Rick Riordan
Ano de Publicação: 03 de Maio de 2006 nos EUA e 16 de Abril de 2009 no Brasil
ISBN: 978-85-98078-44-1
Editora: Intríseca
Volume anterior: "O Ladrão de Raios"

Sinopse: O ano de Percy Jackson foi surpreendemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga em sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disposta mortal contra uma tenebrosa gangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chegada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído.



Antes de tudo, por algum motivo de que eu não me recordo no momento, eu não fiz resenha para “O Ladrão de Raios” quando eu li (já faz alguns meses... Digamos início do ano), então algumas dissertações sobre o segundo volume da série, também vão servir para o citado.


A aventura de Percy Jackson neste segundo volume já começa numa situação de ação, uma característica percebida no estilo de Rick Riordan. Gosto de comentar o estilo de escrita de cada autor que eu leio, até porque o estilo vai influenciar no prazer da leitura, seja de forma negativa ou positiva.

O andamento do livro é cheio de dinamismo, ou seja, tudo acontece muito rápido e sequencialmente, o que por um lado é bom, não deixa o leitor perder o interesse pela leitura, porém em dados momentos é incômodo.

A série Percy Jackson, como toda saga de fantasia, merece uma atenção melhor no quesito detalhes. Ainda mais é que é baseada/inspirada na Mitologia Grega, um assunto que eu e acho que muita gente é leiga. Durante a leitura apareceu muitos monstros, muitos fatos, personagens secundários de que eu nunca ouvi falar em se tratando de mitologia, e o autor deveria ter se preocupado com essa questão, detalhando mais estes momentos. O que não aconteceu me deixando perdida muitas vezes.

E esse problema de detalhes não para por aí.

A caracterização psicológica dos personagens também deixa a desejar. Grover por exemplo, é um desses personagens que eu ainda preciso descobrir quem é e qual vai ser sua real utilidade na série. Sinceramente, no primeiro livro ele participou de uma forma bem mais positiva, do que neste segundo, mesmo na situação complicada onde ele se encontrava durante todo o livro, ele foi, digamos... Inativo. Outra personagem que merecia mais atenção foi a Annabeth. Falta mais personalidade nela, alguma característica marcante neste quesito.

Só o protagonista, Percy é que foi trabalhada melhor a questão da personalidade mesmo porque a história é narrada no seu ponto de vista, dando a perceber que ele é bem egocêntrico. Mas ainda falta alguma coisa nele que por enquanto eu não sei definir.

Clarisse, a filha de Ares que detesta Percy, ganhou mais destaque neste segundo volume. Mesmo eu detestando ela com todas as minhas forças pela sua  arrogância, gostei da participação dela.

Tyson, um personagem novo, desde a sua primeira aparição já deixa bem claro que ele vai ser importante nos próximos livros (pelo menos foi minha impressão) e ele já foi bem caracterizado desde o primeiro momento.

O dinamismo na narrativa, novamente menciono, é bom para deixar a leitura fácil e dar um quê de suspense, o que Rick Riordan faz muito bem, obrigada. Só faltam mais detalhes para a melhor “visualização” da toda a situação narrada, além da do autor refrescar a memória do leitor sobre os fatos ocorridos no livro anterior e sobre os personagens. Como eu mencionei, eu li o “Ladrão de Raios” já faz meses e muita coisa eu não me recordava mas e como eu não tinha o livro em mãos...

No todo, o segundo volume da série “Percy Jackson & Os Olimpianos” é tão emocionante, divertido e cheio de ação e suspense como seu antecessor, deixando um ar de quero mais no leitor para o terceiro volume, “A Maldição do Titã”.


Classificação


Beijos!!!

Leia também

0 comentários

Olá. Lembre-se da cordialidade e do respeito. Qualquer comentário desrespeitoso para com a autora ou com terceiros será excluído.

Obrigada.