"A Rainha Margot" e "A Dama das Camélias" - #DDL

by - segunda-feira, março 07, 2011


Créditos para Skoob e Livros Grátis.Net.

E lá vai mais dicas de leituras, agora para quem gosta de romances de época :)

A Rainha Margot - Alexandre Dumas

La Reine Margot, em português "A Rainha Margot" de Alexandre Dumas retrata um período histórico marcado pela violência praticada em nome da fé e do amor. Com seu enredo emocionante e sua galeria de personagens memoráveis, A rainha Margot, de 1844, confirmou Dumas como um dos escritores mais significativos e mais populares da literatura francesa. A história se passa em 1572, quando as guerras de religião dilaceravam a França. Por conveniência política, uma princesa católica de dezessete anos - bela e culta, considerada a mulher mais fascinante de seu tempo - é obrigada a se casar com o rei protestante de Navarra, um pequeno país ao sul. Ela é Margarida de Valois, ou Margot, simplesmente; ele, o jovem Henrique de Navarra. Ao promover esse casamento sem amor, Catarina de Médicis, mãe da noiva e de Carlos IX, rei da França, espera obter a paz entre católicos e protestantes. Ocorre, porém, o contrário do esperado.

Minha Opinião: Lembro que quando eu li este livro eu faltei chorar/gritar de raiva pelas reviravoltas na história e pela bendita Catarina de Médicis! Tenho ódio mortal dela até hoje" =X Além de não me conformar com meu personagem favorito La Hurière... 
Esqueçam o que eu falei, só um desabafo de uma leitora doida e inconformada. 

Eu deveria fazer um texto enorme falando de toda a complexidade do livro, os personagens e acontecimentos históricos da França no período Renascentista, mas no momento não me acho capaz de tal feito, me perdoem e perdoe também Alexandre Dumas, você que é um dos meus autores favoritos. Mas leiam e formem suas opiniões com os assuntos tão polêmicos tratados no livro, com os belos personagens, e mais que tudo com essa história inesquecível!


A Dama das Camélias - Alexandre Dumas Filho


Armand Duval é um jovem estudante de Direito na Paris de meados do século XIX. Jovem recatado, vindo de uma respeitável família burguesa interiorana, apaixona-se por Marguerite Gautier, nada mais nada menos que a mais cobiçada cortesã dos salões e teatros parisienses. Marguerite - vendida, corrompida, perdulária, amante de vários homens - corresponde ao amor do jovem, que provoca uma reviravolta na vida da jovem prostituta. Mas o futuro dos dois amantes enfrenta os mais rígidos obstáculos. Escrito pelo francês Alexandre Dumas filho a partir da sua experiência autobiográfica com a cortesã Marie Duplessis, A Cama das Camélias é uma das mais célebres narrativas longas do século XIX - o próprio século de ouro do romance europeu. 

Minha Opinião: Não tenho palavras para descrever a beleza e a sensibilidade deste romance. Como marco do pré-romantismo, A Dama das Camélias emociona até hoje o público com o enredo comovente e o amor tão distante de Armand e Marguerite. O romance do filho de Alexandre Dumas, do que eu me lembro, usa um recurso de narração bem interessante que são os famosos flashbacks. Não confundam com o estilo Realista, por que é bem diferente. Os flashbacks é a narração no tempo presente voltando ao passado, já no Realismo é sem ordem cronológica dos fatos, ok?

Li, reli e vou ler de novo se possível e gostaria muito que vocês lessem também! Vale a pena!

Essas foram as minhas dicas para leituras, espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Leia também

2 comentários

  1. Oi, Juliana, cheguei no seu blog por uma comunidade do orkut. Achei muito legal! A Dama das Camélias é um livro que eu adoro, primeiro que é um romance de época, depois que tem o amor impossível, cheio de dificuldades e tristezas para chegar a se concretizar e tem uma personagem principal feminina muito forte, Marguerite Plessis é apaixonante com todos os seus defeitos. A Rainha Margot eu nunca li, mas é um dos meus filmes preferidos. Isablle Adjani arrasou no papel, para mim a cena que ela sai pela cidade de máscara procurando um amante é inesquecível!

    ResponderExcluir
  2. Oii Érika!!

    Infelizmente eu não assisti a adaptação de A Rainha Margot, mas estou louca atrás do filme. Porém A Dama das Camélias é o meu xodozinhoo ♥ rs.

    Obriagada pela visita e pelo comentário! Volte mais vezes! =D

    ResponderExcluir

Olá. Lembre-se da cordialidade e do respeito. Qualquer comentário desrespeitoso para com a autora ou com terceiros será excluído.

Obrigada.