#DDL: Pedro Bandeira

by - sexta-feira, novembro 25, 2011



Olá caros leitores! O Dica de Leitura de hoje nos traz um dos maiores autores de Literatura Infanto-Juvenil brasileira. 

Tenho grande admiração e carinho por este autor em questão, por dois motivos: primeiro, foi dele o primeiro livro de aventura que eu li envolvendo jovens da minha idade que encheu a minha mente, deixando-me fascinada. Refiro-me é claro ao livro "A Droga da Obediência" da série "Os Karas", que há um tempinho atrás eu fiz um post especial sobre esses cinco adolescentes malucos.

Não foi só as aventuras dos "Karas" que me inspirou a gostar de escrever e ser uma bookmaníaca assumida, teve outros autores de livros infato-juvenis que também deram sua contribuição, mas vou deixar para falar deles em outros posts. 

Eu tive a oportunidade de conhecê-lo na Bienal do Livro em São Paulo  no ano passado e guardo até hoje o autógrafo que ele me deu num papelzinho, agora colado no meu exemplar de "Droga de Americana" =)

Então, indo ao que interessa, conheçam o autor Pedro Bandeira.

Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos, em Março de 1942 (69 anos) . Escritor de livros juvenis, recebeu vários prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.
Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e dedicou-se ao teatro amador.


É autor de setenta livros, incluindo suas obras primas de grande sucesso como a série "Os Karas", "A Marca de uma Lágrima" e "Agora Estou Sozinha", sendo o autor de literatura juvenil mais vendido em todo o país, girando em torno de vinte milhões de exemplares. Atualmente mora em São Roque. 

Como eu já fiz um post sobre "Os Karas", apresento a seguir quatro clássicos da nossa literatura juvenil desse querido autor, que como dizia a minha professora de Português, não podemos deixar de ler.

A Marca de uma Lágrima


Uma adaptação moderna do clássico Cyrano de Bergerac de Edmond Rostand, a trama nos conta a história da jovem Isabel por volta dos seus quatorze anos que se sente feia e humilhada ao lado da melhor amiga, Rosana. A vida das duas muda com a chegada do primo de Isabel, Cristiano, que logo de cara conquista o coração da protagonista, porém Cristiano acaba se envolvendo com Rosana. E para ficar tudo mais ruim do que já estava, Isabel como a grande poetiza que é, se vê obrigada a alimentar o afeto dos dois escrevendo poemas de amor para eles. Isso sem mencionar a estranha morte da diretora do colégio que assombra Isabel e Fernando que a vive perseguindo, dando sinais de estar apaixonado por ela.

Minha Opinião: Já dá para imaginar como esse livro me fascinou quando eu li há alguns anos. Quase que eu não devolvia mais para a biblioteca de tão incrível que ele é e de tanto que eu gostei. 
Reviravoltas, intrigas, mistérios, drama e muito romance embala "A Marca de Uma Lágrima" numa linguagem simples e de fácil entendimento. Sem dúvida, um dos melhores livros que eu já li. Muito mais do que recomendado!


Agora Estou Sozinha



Outro romance baseado num clássico, dessa vez "Hamlet" de Shakespeare. A trama nos apresenta a protagonista Telmah e sua angústia pela morte da mãe e o casamento súbito do pai com a melhor amiga da falecida. Numa certa noite um fantasma conversa com ela dizendo para se vingar... Se vingar do próprio pai! E depois, o que teria para oferecer ao amado Tiago?
Amargurada e dividida Telmah quase chega a loucura...

Minha Opinião: Sou suspeita para falar deste livro (#cof cof) porque eu amo de paixão "Hamlet", tanto que eu já li zilhões de vezes esse clássico de Shakespeare. Então, "Agora Estou Sozinha", uma adaptação moderna de um dos meus clássicos favoritos, não ficando atrás dos livros que marcaram minha vida. Este tem um tom de narrativa mais carregado de obscuridade, um pouco mais dark do que "A Marca de Uma Lágrima", porém ainda leve e de uma leitura fluída, e claro a marca registrada do autor em deixar o leitor ansioso pelas próximas páginas. Vale muito a pena! 

*Não encontrei o e-book.


Descanse em Paz, Meu Amor...


Alexandre precisa acreditar no sobrenatural e na morte para receber bem a notícia que seus amigos têm a lhe dar. Confinados numa casa, em noite de tempestade estrondosa, histórias de arrepiar os cabelos são contadas, sem limites daquilo que é real ou imaginário...

Minha Opinião: Esse livro eu devo dizer que me deu medo. Eu já não sou medrosa, ainda por cima me vem com uma história de terror que eu corro para debaixo da cama! #rs Mas o melhor desse livro é o final. Ah, o final, esse é de surpreender!



Mariana


A jovem Mariana está naquela fase da vida que você não sabe se é criança ou adolescente. Com quatorze anos, o que ela mais quer é não ficar para trás e crescer logo! Para isso ela mente sobre ter um namorado que mora no estrangeiro, coloca papel higiênico no sutiã para dizer que tem seios, e ainda por cima anda com absorvente sem estar menstruada, tudo isso para não ser "zuada" por sua amiga. Mas perto de Jorginho, Mariana é ela mesma: brigam, gritam e voltam a se falar como velhos amigos de infância. No fim do dia, dorme abraçada com o ursinho de pelúcia...

Minha Opinião: "Mariana" foi o livro mais rápido que eu li. Foram quase duas horas de pura risada com as loucuras da protagonista, seus devaneios e, claro, a amizade com Jorginho. Divertidíssimo, engraçado e fofo, é uma boa leitura. Até a minha prima que não é chegada em ler como eu, disse que pegou emprestado e leu duas vezes de tanto que gostou. 

*Não encontrei o e-book.

Então, o que você está esperando para ler?! Juntamente com a série "Os Karas" os livros de Pedro Bandeira são um dos melhores voltado para o público jovem.

Antes tarde do que nunca, leiam! Não irão se arrepender!

Kiss!!

Leia também

2 comentários

  1. coloque o primeiro amor de laurinha onde a protagonista se apaixona por adriano mas ela supostamente tera que dividilo com sua prima e melhor amiga muita confusão, risadas e um verdadeiro amor.
    O PRIMEIRO AMOR A GENTE NUNCA ESQUECE

    Rafael F. Alves

    ResponderExcluir
  2. Esse do tio Pedro eu nunca li hehe. Vou ler =)

    ResponderExcluir

Olá. Lembre-se da cordialidade e do respeito. Qualquer comentário desrespeitoso para com a autora ou com terceiros será excluído.

Obrigada.