Filme: "Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras" - Comentários

by - segunda-feira, janeiro 16, 2012

Título Original: "Sherlock Holmes: A Game Of Shadows"
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Michele Mulroney, Kieran Mulroney (Baseado na obra de Arthur Conan Doyle)
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Jared Harris, Kelly Reilly, Stephen Fry, Noomi Rappace.
Duração: 129 minutos
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Ação/Aventura
Classificação: 14 anos
Status: Em cartaz
Sinopse: Quando o príncipe herdeiro da Áustria é encontrado morto, a prova, interpretada pelo Inspetor Lestrade, aponta para suicídio. Mas Sherlock Holmes deduz que o príncipe tenha sido vítima de um assassinato, um assassinato que é apenas uma peça de um quebra-cabeça maior e muito mais portentoso, desenhado pelo Professor Moriarty, o mais novo e maior gênio do crime.

Fontes: Omelete e Cinemark.


Yeah! Como eu aguardava ansiosa por este filme. Mal podia conter a minha euforia com a chegada da data de estréia. Que emoção! Que alegria reencontrar meus personagens tão queridos de volta nas telonas. E mais ainda, que honra ter assistido uma sessão de público tão participativo! Maravilhoso!

Tá, tá (não, não é o professor Linguiça, quer dizer, o professor Girafales :P), a minha satisfação com o filme é enorme.

Primeiro, o roteiro. Os trocadilhos e as piadas foram muito mais do que bem-vindas e bem acentuadas durante o longa, sem contar o tão bem trabalhado relacionamento entre Holmes e Watson. Nesse novo capítulo, é visível que tanto Downey Jr. quanto Law estão mais à vontade, mais seguros dos respectivos personagens. A trama em si é ganha uma acentuação mais violenta que o primeiro filme, e é mais fácil o espectador acompanhar a linha de raciocínio e investigação do detetive. 

O filme não dispensa cenas de luta e pancadaria, além de que o terrível Moriarty está mais maldoso que nunca. No primeiro filme, ele apenas foi meramente citado e numa aparição rápida. No segundo filme, porém ele tem uma participação significativa. 


Cenas memoráveis, engraçadas e de tirar o fôlego, embaladas por uma impecável trilha sonora assinada por Hans Zimmer. Uma cena que eu vou guardar na memória seria o jogo de xadrez...


Talvez as únicas coisas que não me agradaram tanto seria pouca participação da Irene Adler - estou meio inconformada com o que aconteceu com ela - e a Noomi Rappce que é uma cigana que ajuda nas investigações. Foi fraca a participação dela em comparação com a Rachel McAdams, que encarnava uma personagem conhecida do público e mais carismática. 


As diferenças entre essa repaginação do Holmes com aquele conhecido dos livros de Sir Arthur Conan Doyle são nítidas, mas não chega a ser incômoda ou absurda. Não mesmo. Particularmente é divertido ver um Holmes mais cômico e bom de briga, sem mencionar que Watson não é um mero Sancho Pança: ele rouba as cenas muitas vezes, e é um companheiro para Holmes ajudando-o quando necessário. Já faz muito tempo que eu li as diversas aventuras de Sherlock Holmes, e digo sem delongas que fiquei satisfeita tanto com as adaptações recentes para o cinema, quanto para a televisão. Sou uma fã exigente sim, mas não a ponto de não saber distinguir entre uma adaptação e um original, ainda mais de um personagem que recebeu diversas interpretações nos últimos anos.


Vale a pena o ingresso!

Trailer:




Bjos!

Leia também

5 comentários

  1. O que mais gosto desse filme são as cenas de ação filmadas em super slow motion A cena da floresta merece Oscar rsrs.
    Também admiro muito o poder de dedução do Holmes ele é mestre em linguagem corporal algo que existe e é muito interessante você descobre muito sobre uma pessoa apenas observando alguns traços físicos. Ele é minha inspiração pra ler um livro sobre linguagem corporal de Alan e Barbara Peas posso saber se você é alguém de atitude ou se esta mentindo observando o que faz com sua mão rsrsrs. Em fim um filme pra rir e se impressionar com a lógica e com a pancadaria. 
    Vale a pena o ingresso! (2)Abç. Juh

    ResponderExcluir
  2. Érick, também concordo com vc. Aquela cena da floresta em slow motion ficou divina! haha. Tirando Sherlock Holmes, eu nunca vi outro filme do Guy Ritchie, mas devo dizer pelo o que eu li por aí sobre ele, que essa é a marca registrada do diretor =)

    O poder de dedução de Holmes apenas observando uma pessoa é incrível e muito interessante. Tanto que até eu às vezes faço isso quando vejo alguém estranho... Bom, ñ chega a perfeição do detetive, mas =P

    Intelectualidade com cenas de luta é comigo mesmo!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de Sherlock Holmes desde a minha infância, e amei o primeiro filme, então estou louca pra ver O Jogo das Sombras! Gostei muito da atuação do Robert Downey Jr. e do Jude Law...

    Bjus, adorei o post!
    Paty Algayer
    http://www.magicaliteraria.com

    ResponderExcluir
  4. Gisela Menicucci Bortoloso07/02/2012, 21:54

    Também gostei do filme, os atores são ótimos (não gostei da troca do papel feminino também), e acho que o Holmes é apaixonado pelo Watson. Hehehe!!
    Gisela - ler para divertir

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkk pior que passar essa impressão mesmo =P

    ResponderExcluir

Olá. Lembre-se da cordialidade e do respeito. Qualquer comentário desrespeitoso para com a autora ou com terceiros será excluído.

Obrigada.