[Projetor] Sherlock (BBC) - 1ª Temporada

by - terça-feira, janeiro 03, 2012


Olá honeys!

A prova de que eu sou uma completa desinformada foi quando um amigo meu comentou sobre essa série comigo e eu não sabia nada a respeito! Isso porque eu sou uma fã incondicional de Sherlock Holmes, hein?

Mas tudo bem, antes tarde do que nunca, assim que eu consegui meu tempo livre novamente, baixei a primeira temporada dividia em três episódios, sem contar o episódio piloto, cada um de 90 minutos e assisti. Eu adoro as séries da BBC, tanto que eu já vi "Pride & Prejudice" e "Emma", adaptações dos romances de Jane Austen, ambas maravilhosas e muito bem feitas, um prato cheio para os fãs da escritora.

Com "Sherlock Holmes" não foi diferente. Ao contrário dos filmes, sendo que "A Game Of Shadows" está para estrear dia 13 deste mês (já estou lá com certeza!), a trama se passa nos dias de hoje, século XXI. Confesso que quando eu soube dessa informação eu fiquei com medo do que os roteiristas iriam fazer, porque convenhamos, eu não conseguia imaginar Holmes e Watson utilizando celulares, internet e automóveis modernos. No entanto, todos os meus medos se dissiparam assim que comecei a assistir os episódios. De fato, é tão natural aceitar Watson escrevendo num blog do que no diário como é descrito nos livros, que isso enriqueceu mais a adaptação.

Os personagens principais da série - Holmes e Dr. John Watson - são ambos vividos por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman. Outra surpresa que eu tive foi com Cumberbatch que encarnou o personagem - o que é uma grande responsabilidade - com fidelidade e convencimento, mais próximo dos livros do que a atuação de Downey Jr. nos filmes (que eu também gosto muito dessa versão mais cômica de Holmes), pois ele é bem mais jovem do que o próprio personagem, de fato, mas isso não foi problema nenhum. 

Freeman, que encarna Dr. Watson, também não fica atrás de uma ótima atuação e entrosamento com o colega de cena, demonstrando aquela amizade, mesmo que estranha para os padrões comuns, entre os dois personagens, tão apreciada pelos fãs. Sem dúvida, a atuação dos dois é para lá de satisfatória, e eu espero que continue assim no decorrer da série.

O primeiro episódio, "A Study In Pink", adaptação de "A Study In Scarlet" , arremata uma série de suicídios em Londres, bem diferente do livro citado, que a trama gira em volta de um crime apenas. Contudo, apesar de no fundo eu preferir que os roteiristas tivessem seguido mais à risca o enredo de "A Study In Scarlet", não pude deixar de gostar do final e de como a trama foi conduzida.

O segundo episódio, "The Blind Banker", começa com um estranho roubo num banco, e se o acontecimento é estranho mesmo, Holmes estará envolvido. Neste capítulo os roteiristas apelaram um pouco para o clichê, naquelas cenas de prender o fôlego, e impossíveis e improváveis demais de todos escaparem vivos. Mas tudo bem, o que seria dos livros, filmes e séries sem os clichês, não é?

O último episódio, "The Great Game", volta novamente ao brilhantismo - sem clichês - do primeiro episódio, numa jogo da morte, onde pessoas inocentes são armadas com bombas por um assassino, enquanto Holmes é obrigado a desvendar crimes sem relação alguma. Sem mencionar o irmão do detetive, Mycroft que insiste com os protagonistas para desvendarem a morte de um funcionário do governo (outra surpresa que eu tive com aparecimento foi o irmão de Sherlock, que também aparece no primeiro episódio). A cereja do bolo fica para o final desse episódio, numa surpresa desagradável para os protagonistas - e agradável para os fãs - na aparição de um determinado personagem que vai deixar a 2ª temporada mais interessante.

Sobre o episódio piloto, que era primeira versão de "A Study In Pink", não foi ao ar porque os roteiristas não gostaram. E eu não vou deixar de concordar com eles, a regravação ficou mil vezes melhor e mais bem feita. Teve uma cena desse piloto que eu ri demais devido a Sherlock estar em cima de um telhado numa tomada a lá Batman =P. Err... Tenso, eu sei. Minha cabeça é meio doida...

A 2ª temporada teve estréia dia 02 de Janeiro na Inglaterra, e os episódios serão baseados nos casos "Um Escândalo na Boêmia", "O Cão dos Baskervilles" e "O Plano Final". Dessas aventuras do detetive, eu só não me recordo do último... Vou procurar ler novamente. 

Como eu queria, Irene Adler irá dar seu ar da graça nessa temporada - a única mulher que enganou o ilustre detetive e provavelmente a única que ele demonstrou algum sentimento - interpretada por Laura Pulver. 

Mais uma vez estou receosa por causa da caracterização da personagem, porque eu já me acostumei com a atuação da Rachel McAdams nos filmes como Irene... Bom, é esperar para ver e tirar conclusões.

O que não deixa dúvidas é que "Sherlock Holmes" segue a mesma linha de ação, mistério e humor inteligente que tantos fãs do detetive apreciam, incluindo também aqueles que estão conhecendo os personagens de Arthur Conan Doyle nessa nova versão.

Segue-se o trailer do primeiro episódio da 2ª temporada:



Quote:


John: "You have a girlfriend?" 

Sherlock: "Girls not really my area." 
John: "Oh...so do you have a boyfriend? Which is fine." 
Sherlock: "I know it's fine." 
John: "So you have a boyfriend." 
Sherlock: "No." 
John: "Oh, okay. So you're unattatched then. Just like me. Fine, good." 
Sherlock: "... John, erm... I think you should know that I consider myself married to my work, and while I'm flattered I'm not really looking for any-- " 
John: "No, no, that's not what I... no! I'm just saying... it's all fine." 
Sherlock: "... Good. Thank you." 

(A Study In Pink)
#KKKKKK

Bjos!

Leia também

7 comentários

  1. Ah, eu vi a propaganda e a série deve ser... tipo, NOSSA! Parece ser MUITO bom!!!!! Vou assistir, COM CERTEZA!
    Adorei o blog <3

    http://iampurplepineapple.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É ótima mesmo a série!!! =D

    Estou seguindo os blogs.

    Obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  3. CarolinaBrito20/01/2012, 04:20

    menina, mas vc eh mesmo rapida aahahah
    eu baixei semana passada os 3 episodios (nao achei esse piloto q vc flou nao, mas ja q eh so outra versao do primeiro nao tem prob..) e to terminando de ver hoje!
    achei mto boa a adaptaçao e as vezes vc ate esquece q nao ta no epoca do livro!
    eu nao sabia q ja teria uma segunda temporada e q ela ja começou!
    fiquei mto feliz com essa informaçao pq eu achei q tinham feito so esses 3!

    a atuaçao e a produçao do seriado dao um show a parte e os roteiristas foram mto felizes, confesso q eu tb peguei pra assistir com medinho de q ficasse caricato demais e fugisse totalmente do personagem real, dos livros e talz, mas nao ficou mto boa =)

    agora vc gst dos filme sherlock q passa atualmente nos cinemas? eu nem consegui terminar de ver o primeiro de tao chato, e so to ouvindo coisas ruins do segundo! :/
    eu gst do ator, mas achei infeliz essa produçao!

    Beijossss
    Beauty Stuff !
    http://muito-luxo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Victor Costa20/01/2012, 07:44

    Oi bom dia. Achei seu blog no google e achei sensacional. Eu so fiquei com uma dúvida da série, será que ela somente tera esta quantidade de episodios?
    Será que existe a possibilidade de ser tipo super natural, dexter que tem 12 ou 22 episódios? Seria maravilhoso.
    Um classico do Sherlock é o Enigma da Piramide, clássicos dos clássicos para quem gosta deste tipo de filme !!! !

    Valeu e vamos nos falando.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Vão ter três temporadas pelo o que eu vi na net hehe. Eu gosto tanto da série quanto dos filmes. Eu gostei muito do primeiro, mas o segundo filme que saiu recentemente ficou bem melhor. As personalidades de Holmes e Watson são... diferentes. Mas o que dá pontos para o filme é o roteiro afiado entre os dois e os efeitos também... Engraçado, eu só li elogios sobre o filme rsrs, os dois ainda por cima. São ótimas diversões.

    ResponderExcluir
  6. Ahh eu já ouvi falar do Enigma da Pirâmide...

    Que eu saiba, os episódios são esses mesmo, três em três temporadas. Eu prefiro assim, são longos, mais de uma hora cada um, então vale a pena. Não gosto de séries que tem trocentos episódios e "enes" temporadas, não tenho paciência, por mais que eu goste da série... Eu não ia ter saco para esperar e assistir tudo! É por isso que eu gosto das séries da BBC: poucos episódios, apesar de longos, mas que vale muito mais a pena.

    ResponderExcluir
  7. bom post...essa série é incrivel. falta so comentar a segunda temporada....excelente

    ResponderExcluir

Olá. Lembre-se da cordialidade e do respeito. Qualquer comentário desrespeitoso para com a autora ou com terceiros será excluído.

Obrigada.